O escritório Asymptote Architecture divulgou planos para o novo Hermitage Modern Contemporary e para uma torre de 150 metros de altura proposta para a região conhecida como ZiL - área industrial mais antiga da cidade e antiga fábrica soviética de automóveis. O novo museu foi, segundo os arquitetos, inspirado na pintura "Proun" de El Lissitzky, que deu forma aos "terraços internos" do edifício.
"Com tantas obras de museus ao longo dos anos, estávamos treinados para o Hermitage", disse Hani Rashid, do Asymptote, ao New York Times em julho. "Refletimos muito sobre como a arte deve ser vista no futuro, e como o edifício do museu podem provocar respostas artísticas."
O museu "poroso" de 13 mil metros quadrados será envolvido por uma pele digital e poderá ser usado para exibir a influente coleção de arte do século XX do Hermitage. A conclusão do museu está prevista para 2019.
A torre ZiL, também revelada recentemente pelo Asymptote, terá sua construção iniciada em 2017. Seu programa será dedicado, em grande medida, à habitação, com seu embasamento ocupado por estabelecimentos comerciais e escritórios.
Asymptote conta com a colaboração de SPEECH em ambos os projetos.
Via New York Times, archi.ru, MSK Agency